sexta-feira, 12 de junho de 2009

A nova moda é ser "oldie"

Á esquerda Dolly Parton (1967)á direita Lily Allen (2006)

Antigamente os artistas queriam quebrar com as regras e com os costumes da sociedade criando novas formas de pensar e ver a vida com novas formas de se fazer arte. Assim foi a Semana de Arte Moderna de 22. Representando uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfonicas. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse. Hoje em dia o que acontece é justamente o inverso. Os novos artistas buscam no passado a melhor maneira para se expressar. Trazendo novamente aquele visual “oldie” que acaba fazendo mais sucesso do que aqueles que tentam criar algo mais moderno. Exemplo de artistas que trazem o passado para suas músicas não faltam. Vamos falar de algum deles. Lily Allen é uma cantora inglesa de 24 anos que faz grande sucesso desde quando saiu seu primeiro single de sucesso "Smile" no ano de 2006. Recentemente lançou um vídeo que nos chamou a atenção pela temática "oldie" abordada em toda sua atmosfera. O clipe tem grande referência country music, com a banda e as dançarinas totalmente caracterizadas como se fosse um programa de música country da década de 70. Porém o estilo não está apenas no vídeo, e sim em todo o conceito da música, com o ritmo típico da música country.



Talvez Lily Allen tenha ouvido em seu Ipod a cantora Dolly Parton, pois é óbvio a influencia da cantora cowntry em sua música. Tanto que os dois vídeos são super parecido, desde o apresentador, até o cenário. Lily Allen com seu clipe “oldie” conseguiu desbancar cantoras de sua nova geração como Lady Gaga, Katy Perry e Beyoncé.

Veja abaixo o vídeo de "Jolene" de Dolly Parton e compare com o vídeo de Lily Allen:





Além de Lily além temos uma excelente banda chamada Franz Ferdinand. Um grupo de rock alternativo de Glasgow, Escócia, fazendo músicas com pegada e ritmos dançantes, também são inspirados em bandas dos anos 80 e principalmente na banda Talking Heads. A música e o clipe de “Walk Away” traz aquela grande sensação de que você conseguiu sintonizar o canal em uma frequencia de ondas do passado.

Veja abaixo o vídeo de "Walk Away" do Franz Ferdinand:





Indo para os Estados Unidos temos a banda The Raconteurs. Uma banda americana de rock alternativo formada em 2005, em Detroit, cujos membros já eram conhecidos por outros projetos musicais, como The Greenhornes, Blanche e White Stripes. O som que eles fazem é extremamente calcado no rock dos anos 70. Jack White já foi considerado por muitos guitarristas antigos, principalmente pelo guitarrista Slash, como sendo o maior guitarrista contemporaneo. A música “Steady, As She Goes” é um pequeno exemplo disso, pois Jack White carrega em seu currículo diversas músicas dignas de grande status no mundo da música. Veja abaixo o vídeo de “Steady, As She Goes” de The Raconteurs:

Um comentário:

  1. isso se chama inovar demais... chega uma hora que inovar é reutilizar, ou reestilizar. ou seja, pura falta de criatividade HAHAAHAHAHH

    ResponderExcluir